Habla del Silencio

Recomendação Tintos&Tantos

Habla del Silencio

Logo de cara, nos chama a atenção uma garrafa totalmente negra, muito elegante, onde se lê, na vertical: “Habla del Silencio...”

O produtor desse vinho espanhol da região de Extremadura é a Bodegas Habla, que tem em seu DNA a busca pela perfeição. Não é à toa que seu nome é uma homenagem à Michelangelo, que diante de seu Moisés esculpido em mármore, gritou: “parla, parla”.

O que também está no DNA da Bodegas Habla é a produção de vinhos exclusivos, mas não excludentes. Ou seja, eles atuam no que consideram ser o luxo acessível, inspirados no modelo instituído pelo mundo da moda, em duas frentes: aquela que eles chamam de “alta costura”, com edições únicas e limitadas, e a que eles chamam de “prêt-à-porter”, que representa o compromisso com a excelência, ano após ano.

Na categoria “prêt-à-porter” se encontra o Habla del Silencio, um vinho tinto excepcional e o mais conhecido da vinícola, produzido por meio de um inusitado corte das uvas Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Syrah.

O nome Habla del Silencio também merece, aqui, a nossa atenção. Trata-se de uma referência a uma célebre frase, que teria sido dita por Beethoven: “Nunca quebre o silêncio, se não for para melhorá-lo”.

O princípio que guiou a produção desse vinho é que o refinamento não está na vestimenta; está no caráter, no gosto pela beleza, pelo singular e pelo sofisticado. O exemplar que degustamos, da safra de 2015, faz jus a essa ideia, sem sombra de dúvida.

Tanto é assim, que a importadora Hispania Vinhos, que traz o Habla del Silencio para o Brasil, o coloca no seu catálogo dentro da categoria vinhos de autor, sinômino de vinhos únicos que são capazes de refletir a expressão da região onde são produzidos, e refletir a arte por trás do trabalho do enólogo. Se quiser saber mais sobre o que são os vinhos de autor, clique aqui.

Quer saber como nasce o Habla del Silencio, um dos melhores tintos espanhóis que já vimos (e ainda bem que degustamos)? Por meio de um processo esmerado em todos os detalhes, da viticultura ecológica, ao amadurecimento em barricas novas de carvalho francês e uso de rolhas de primeira qualidade. Aliás, se você acha que rolha é tudo igual, conheça as principais diferenças entre as rolhas, clicando aqui.

O Habla del Silencio começa a conquistar o apreciador de vinhos pela garrafa, e não deixa nada a desejar depois de servido na taça, muito pelo contrário. Uma cor intensa e muito brilhante, com lágrimas bem formadas que refletem seus 14% de teor alcoólico, bem distribuídos em equilíbrio perfeito.

No nariz, seus aromas de cerejas escuras e maduras, e também de amoras, com notas de especiarias picantes, como pimenta, alecrim e menta, preparam o paladar para o que vem pela frente.

Na boca ele preenche nosso palato com um corpo bem estruturado e também com frescor, e convida para uma boa refeição. Pensamos em saborosos queijos curados e em carnes suculentas num saboroso molho tipo ragu.

Para que ele mostre seu melhor, não escondendo nenhuma de suas surpreendentes qualidades, sugerimos servi-lo a aproximadamente 16°C. Não arrisque desperdiçar esse grande vinho acreditando na lenda da temperatura ambiente, para vinhos tintos. Isso pode servir em outros climas, não em um país tropical.

Para encerrar, se quiser conhecer mais um rótulo da Bodegas Habla, que também recomendamos aos nossos leitores, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em